Decoração temática para quarto infantil

Atualizado: 7 de Ago de 2019


Se eu fosse dar um conselho para uma mãe nova, seria: Aproveite os primeiros anos do seu filho (a) para poder decidir sobre basicamente tudo em relação a criança, desde a decoração do quartinho do bebê ou da primeira festinha de aniversário.

Lá pelo terceiro ou quarto ano, eles já saberão bater o pé e vão facilmente te convencer que querem um quarto com tema super-heróis ou lady bug.


E como fazer isso, de modo que o espaço não fique carregado de cores e informações, prejudicando o principal objetivo do ambiente que é o descanso da criança?

Vamos as dicas:

1. Símbolos e Cores

Todo tema está conectado a imagens, símbolos e cores características que são gravados em nosso subconsciente. Por exemplo: coroas nos lembram princesas, preto , vermelho e branco juntos nos remetem ao Mickey Mouse, e quem não se identificaria com o famoso “S” do Superman?

Observe as principais características em relação ao tema escolhido e anote-os em um papel. Nem todos precisam e devem ser usados simultaneamente no mesmo ambiente.

Escolha aqueles que são mais marcantes para fazerem parte da decoração.



2. Base neutra

Geralmente, os desenhos infantis são carregados de cores fortes, vibrantes. Por isso utilizá-las como referência para pintar as paredes do quarto pode ser perigoso. Particularmente, procuro escolher bases neutras e inseri-las de maneira mais sutil no ambiente.

A ideia é que a criança se identifique com o tema sem que o quarto pareça um cenário.



3. Aposte nos detalhes

Sabe aquelas informações que você anotou no item 1. Agora é hora de usá-las. Mas muita calma nessa hora!

Use o bom senso e escolha peças menores como almofadas, objetos decorativos e móveis pequenos que tenham uma referência mais forte sobre o tema.




Trouxemos hoje dois projetos autorais com quartos temáticos para exemplificar o que falamos até aqui.

O primeiro é esse quarto de um fã mirim de Harry Potter. Quem assistiu o filme, conhece alguns dos símbolos que foram inseridos no projeto. Os mais fortes são: a textura de tijolos e o quadro 9 ¾ que se referem a plataforma do trem para Hogwarts e o detalhe triangular na parede que indicam as relíquias da morte.


Além deles, temos as malas antigas que servem como mesa de cabeceira e sobre elas a gaiola da coruja Edwiges.

Uma parede cinza grafite traz para o quarto a atmosfera do filme, mas o restante das paredes permanece clara para não carregar o ambiente. Por fim, a madeira para trazer o aconchego que todo dormitório deve ter.



Nesse segundo exemplo temos um menino fanático por futebol. Em específico pelo atlético mineiro.

Com essa informação trabalhos as paredes na cor branca e detalhes em preto (cores do time) como na cabeceira e no painel de tv.

A cabeceira se estende até o armário de portas espelhadas e nela fixamos uma estrutura metálica com rede para guardar as bolas, lembrando uma trave de futebol.

Mais uma vez o uso da madeira dá a sensação de aconchego.



Lembre-se que, se precisar de ajudar personalizada para decorar o quartinho do seu super-herói ou da sua princesa, pode contar com a gente clicando aqui.

Fonte imagens: Pinterest

#decorãotemática #quartoinfantil #quartoharrypotter #quartosuperherois #princesas #starwars #lego

0 visualização

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram

R. Nardy Muller da Costa, 185 CS 12 - Curitiba - PR - 81220-060

©2020 Desenvolvido por Conexão Cool