top of page

Como decorar áreas externas


Seja uma varanda de apartamento, ou um grande quintal em casa, ter um espaço aberto é sempre muito bem-vindo. Geralmente, por falta de planejamento, esses locais acabam recebendo alguns vasinhos de plantas e alguns móveis desconexos apenas.

Hoje vamos dar dicas de como aproveitar ao máximo esses espaços.

1. Criando um uso para o ambiente

Não só de plantinhas vivem as áreas externas. Sim, elas continuam sendo protagonistas, mas é possível aliar um espaço de jardim com outro uso que tenha a ver com sua realidade.

Se você é o mestre churrasqueiro da família e adora receber pessoas, uma boa churrasqueira e um espaço de apoio com pia, armário e bancada são essenciais pra você.



Só esse tema já daria um post, mas o importante é você delimitar um espaço dentro de sua área externa para essa finalidade e listar todos os equipamentos necessários para montar sua churrascaria particular.

Agora, se você é daqueles que gostam mesmo é de um bom lugar para relaxar ou meditar, que tal sofás e pufes bem confortáveis? Um pergolado ajuda muito para diminuir a incidência de sol e deixar o ambiente mais fresco e agradável.



Para quem gosta mesmo é de por a mão na massa, quer dizer na terra, transformar a área externa em uma linda horta é uma opção de uso muito útil , seja em vasos, no próprio solo ou até vertical caso não tenha muito espaço.



Agora, se a vista é linda e você só quer poder contemplar a paisagem, ler um bom livro ou passar horas conversando com alguém especial, uma boa poltrona, algumas almofadas e claro, plantinhas vão dar conta do recado.



2. Atenção aos materiais

Parece meio óbvio, mas é bom lembrar que tanto os móveis quanto almofadas e tapetes quantos expostos ao tempo (chuva, sol, vento, etc) podem danificar com muita facilidade. Por isso é importante escolher bem o material dos quais são feitos.

A madeira, por exemplo, deve receber um acabamento tipo Stain que impede o apodrecimento da peça, cria uma película contra a umidade e o sol e mantem a madeira como nova por muito mais tempo. Alguns fabricantes possuem uma linha de produtos específica para áreas externas.



Os tecidos também devem ser impermeabilizados, os conhecidos Acquablock. Eles existem em diversos tipos de cores e estampas. Basta escolher a de sua preferência e que, claro, combine com a decor.

Até mesmo os tapetes podem ser usados em áreas externas, basta impermeabilizá-los ou comprar modelos já próprios para esse uso.




Outra alternativa para proteger ainda mais seus móveis é utilizar coberturas retráteis, pergolados ou até mesmo os lindos ombrelones que fazem sombra evitando o desbotamento das cores dos tecidos.




3. Natureza

Quando falamos em área externa logo nos vem a mente, muito verde e natureza. Esse contato mais próximo nos traz sensações de paz e alegria. Mesmo aquela simples plantinha que você traz para dentro de casa já é o suficiente para alegrar o ambiente. Imagine então o que pode ser feito numa varanda ou no quintal de casa.


Use vegetação folhosa ou flores bem coloridas, escolha conforme seu gosto pessoal e também pelas características do seu ambiente (muito ou pouco sol, vento forte, etc). Peça auxílio a um profissional para escolher as espécies que mais se adaptem aquele ambiente.



Outros elementos da natureza podem ser também incorporados ao projeto: fibras naturais, elemento água (através de uma fonte, espelho d´água, piscina, etc) e a madeira como já falamos através de um deck ou no mobiliário.





Algumas consultorias que fizemos para áreas externas:





Lembre-se que, se precisar de ajudar personalizada para decorar sua varanda, sacada ou qualquer área externa, pode contar com a gente!

408 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page