top of page

Decoração em Containers


A idéia de utilização de materiais inusitados na arquitetura e decoração, como os famosos pallets por exemplo, chegou a um outro nível. Agora a moda é morar, ou ter um negócio em um container!


Uma solução sustentável, mais barata e rápida de se construir (isso se o projeto não empacar na aprovação da prefeitura).

Os containers são basicamente caixas metálicas, feitas em aço, nas dimensões mais comuns de 6m x 2,50m ou 12m x 2,50m. Por serem paredes em aço apenas, possuem características térmicas desfavoráveis (muito quente no verão e gelado no inverno). Nesse caso, é preciso pensar em um revestimento interno, ou externo, que viabilize sua utilização.



Se você leu o título do post e se imaginou morando numa lata de sardinhas, saiba que é possível (e muito comum) empilhar os containers, ou até criar uma solução mista com outro sistema construtivo e aumentar significativamente a área interna. Basicamente um lego para adultos!



Como nosso foco é decoração, vamos nos atentar apenas aos elementos internos.

1. Setorização dos ambientes

Uma característica marcante desse tipo de solução é sua linearidade, o famoso corredor (imaginando uma solução de moradia, tipo estúdio para 01 ou 02 moradores).



Por isso, na hora de montar o layout do espaço, podemos setorizar os ambientes sem usar paredes que, nesse caso, aumentariam a sensação de sufocamento. O mobiliário inteligente e adaptado é uma excelente alternativa.

Rodízios em mesas e bancadas, espelhos em locais estratégicos, móveis dobráveis e multiusos são alguns exemplos.

Mas como já comentamos, o céu é o limite e sua casa pode ter a metragem desejada conforme o projeto criado. Nesse caso, o layout vai depender muito dessa solução.



2. Estilo

Engana-se quem pensa que, por se tratar de uma estrutura metálica, a decoração de um container deve necessariamente seguir um estilo super industrial.


Obviamente que é muito interessante valorizar esse aspecto na arquitetura e na decoração, mas nada impede que você tenha uma casa no estilo que sonhou. Isso porque, essa caixa metálica aceita todo o tipo de revestimento oferecido hoje no mercado.


Se você é da linha industrial e abraçou com força essa característica construtiva dos containers, pode valorizar essa condição através da utilização das instalações elétricas de forma aparente, no padrão de cores e tipos de mobiliário que conversem com esse estilo. As paredes metálicas podem ser apenas pintadas, uma opção bastante barata para acabamento.



Para os amantes do aconchego e de um ambiente mais tradicional, os revestimentos e acabamentos aplicados internamente podem camuflar completamente a estrutura metálica por trás da sua habitação. Seus convidados podem nem imaginar que estão dentro de um container.





3. Revestimentos

Como mencionamos, o fator termoacustico nesse tipo de construção não é dos mais favoráveis, por isso a utilização de revestimentos sobre as paredes metálicas preenchidas com isolante minerais, já muito utilizados em construções convencionais, é bastante recomendado. Além do que, eles também funcionam para a passagem das tubulações elétricas e hidráulicas.

Dependendo da função e do bolso, podem ser utilizados como revestimentos: chapas de gesso acartonado (dry wall), chapas de OSB (baratas e sustentáveis), PVC, painéis térmicos etc.

Sobre esses revestimentos, a escolha pelos acabamentos fica de acordo com o projeto de interiores. As possibilidades são infinitas!




Lembre-se que, se precisar de ajudar personalizada para montar a decor da sua casa, seja um container ou construção tradicional, pode contar com a gente.

Parte das imagens são fontes de pesquisa retiradas do Pinterest

214 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page