Wabi Sabi


Você, que pensa tanto em comida como eu, já imaginou que ia falar daquela massinha esverdeada limpadora de narinas do rodízio de sushi, né? Confessa vai.

Mas não é nada disso. O assunto é até mais filosófico hoje, então vamos tentar ser sérios ok?

O mundo está de fato passando por grandes transformações: sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e filosóficas. E elas nos fazem refletir sobre vários aspectos da nossa vida.

Atualmente tem-se notado um forte movimento em busca de um estilo de vida mais desacelerado, sem a necessidade do consumo exagerado e prezando mais as relações interpessoais do que as coisas em si. O termo para isso é o Slow Living.


Reparou em quantas dicas demos aqui sobre tendências e materiais que voltaram a ser utilizados na decoração? Falamos sobre a tendência vintage, os antigos e artesanais ladrilhos hidráulicos, técnicas japonesas como o kokedama, o granilite... são muitas as indicações dessa busca pelo artesanal, pelo valor histórico, pelo rústico.


O estilo Wabi Sabi vem justamente ao encontro dessa tendência. Com base no zen budismo, ele busca a valorização daquilo que é simples, imperfeito e incompleto.

Você vai notar que, um ambiente que segue essa proposta, é composto por muitos materiais naturais, rústicos, artesanais, funcionais e na maioria das vezes monocromático.

Não se assuste se vir paredes inacabadas ou objetos com imperfeições. Essa é a ideia. Valorizar a história por trás desse objeto e não simplesmente descartá-lo.


Isso permite que seja criado um espaço absolutamente personalizado, reutilizando objetos importantes dentro da vida da pessoa que ali vive.

Aqui não há lugar para exageros e simetrias rígidas. É o completo desapego para aquilo que é efêmero.

A decoração estilo Wabi Sabi faz contar uma história através das marcas do tempo impregnadas nos objetos. É a busca pela essência, pelo que realmente é importante.


Muito bacana essa proposta não é mesmo? O que você achou dessa idéia?

Vou deixar aqui algumas imagens de ambientes que seguem essa linha de pensamento para você se inspirar e talvez, por que não, repensar alguns conceitos.







Fotos via Pinterest.


15 visualizações
botao whatsapp mini
  • Pinterest ícone social
  • WhatsApp Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Conexão Cool ME - CNPJ 28.887.239/0001-44 - R. Nardy Muller da Costa, 185 CS 12 - Curitiba - PR - 81220-060