Sempre procuramos inserir em nossos projetos elementos que dão vida ao ambiente e reforcem a sensação de acolhimento dentro dele. Para isso as plantas são uma excelente opção.
Sua diversidade de espécies, tamanhos e formatos de suas folhas e preços bastante acessíveis contribuem para o uso em diferentes tipos de ambientes.
Já falamos aqui das suculentas e hoje falaremos dos novos queridinhos da decoração: os kokedamas!
O kokedama é uma técnica japonesa de arranjo onde as plantas são acomodadas dentro de esferas feitas a partir de musgos enrolados por fios de nylon ou sisal.
Essa esfera contém, além de musgo, o substrato necessário para a planta se desenvolver. O tipo de espécie mais adequada a essa técnica depende basicamente do ambiente em que ela estiver exposta.
Na realidade a esfera de musgo e substrato funciona como um vaso vivo. Não há necessidade de acomodar o arranjo dentro de um. Aliás o grande charme dessa técnica é a exposição desse musgo.
Porém essa condição exige maiores regas para manter o musgo sempre úmido.
Como qualquer outra vegetação plantada em vaso, as espécies do kokedama também irão se desenvolver e, quando suas raízes estiverem ultrapassando os limites do musgo é hora de refazer a esfera.
Na decoração é possível apoiar o kokedama sobre uma base ou simplesmente pendurá-lo pelos fios de nylon, os string gardens. Procure um canto mais iluminado do seu ambiente e pendure duas ou mais espécies em alturas diferentes sugerindo um certo movimento.
Se você prefere apoiá-las também poderá fazer combinações interessantes com outras técnicas como os terrários de suculentas , por exemplo.
Inspire-se nessas imagens do Pinterest e deixe sua casa ainda mais acolhedora e totalmente dentro das ultimas tendências!