top of page

Cimento queimado e similares


Queridinho do momento (de novo), o cimento queimado tem sido usado na maioria dos projetos atualmente, seja na versão original que utiliza o cimento, areia e água, seja nas diversas opções que o mercado disponibiliza em forma de pintura, porcelanato, etc.

Esse tipo de acabamento possui um aspecto rústico ao ambiente e dialoga muito bem com decorações estilo industrial. Essa aparência manchada é o que o torna especial. Se você é o tipo de pessoa que gosta de uniformidade, procure outra opção de revestimento.

Cimento queimado original

O cimento queimado é feito através de um processo manual, composto de cimento, areia, água e eventualmente um pigmento que dê cor a ele. Sem dúvida nenhuma, a maior vantagem desse produto é o preço. Pode ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes. Por ser um piso monolítico, não há rejuntes (algumas juntas esporádicas são necessárias para diminuir as trincas).

Porém, podemos até contar como desvantagem a sua aplicação, apesar de simples deve ser feito por equipe especializada, pois trincas são muito prováveis de acontecer caso mal aplicado. O material, por ser muito liso é bastante escorregadio então deve-se tomar um certo cuidado em áreas molhadas.

Por fim, é um piso bastante poroso, isso significa que pode absorver produtos químicos com facilidade.

É possível ser aplicado sobre um piso existente e em áreas externas e internas.


Foto: Audrey Matlock

Acabamentos industriais com aspecto de cimento queimado

Cimento polimérico e Tecnocimento são algumas opções industriais que possuem aparência semelhante ao cimento original, porém as características específicas em suas composições, fazem deles opções mais resistentes. Ambos são revestimentos monolíticos de fácil aplicação e podem ser utilizados tanto na parte externa quanto interna. Possuem melhor desempenho evitando as trincas, além de oferecerem algumas opções de acabamento. Podem ser aplicados sobre diversos tipos de revestimentos também.


projeto Diego Revollo


Foto: Multipix

Porcelanato com aspecto de cimento

As vantagens da facilidade de instalação e ausência de trincas, fazem dos porcelanatos uma excelente opção adotada pelos arquitetos e designers de interiores. Além da garantia e fácil manutenção. Existe uma grande variedade de fornecedores e padrões, para todos os tipos de gosto e bolso.

Entretanto, esse material necessita de rejuntes, que além do fator limpeza, perde o aspecto de um piso único além do que, seu preço é consideravelmente mais caro.

Podem ser usados em pisos e paredes.


Projeto não autoral

Pinturas com aspecto de cimento queimado

É possível conseguir um efeito semelhante ao cimento queimado, utilizando uma espécie de massa acrílica fornecida por uma famosa marca de tintas. Essa massa permite diversos tipos de acabamento. O que vai diferenciar um de outro será a cor escolhida e a forma de aplicação.

Por se tratar de uma massa, não poderá ser aplicada em áreas molhadas, nem externas. O custo não é dos mais altos, porém é necessário seguir a risca as recomendações do fabricante para se ter um bom acabamento.


Fonte: Pinterest


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Granilite

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page