Quem me acompanha por aqui já me ouviu falar de vários produtinhos que voltaram a ser tendência na decoração (ou as industrias estão muito saudosistas ou sem criatividade mesmo...oops). Falamos da onda vintage, do cobogó, do veludo, dos ladrilhos hidráulicos e agora falaremos do granilite.
Sim, aquele mesmo da casa da vovó... Aliás, a casa da vovó anda muito cool ultimamente!
Algumas diferenças em relação ao revestimento famoso nos anos 40 estão basicamente em um aprimoramento na instalação e manutenção mas, principalmente, no seu uso. Antigamente o granilite era muito utilizado em pisos residênciais e comerciais, já hoje podemos ver esse tipo de material ser aplicado em paredes, bancadas, móveis e até em utensílios de decoração.
Existem até porcelanatos que imitam a aparência do granilite ou marmorite, tamanha é sua aceitação no mercado atual.
Mas você sabe do que é feito?
O granilite é a mistura de cimento, água , areia e partículas de granito ou mármore. Você pode escolher em projeto o tamanho dos agregados minerais e suas cores. Isso vai determinar a espessura final do produto e sua aparência.
É um material com ótima durabilidade e resistência a abrasão, porém deve -se tomar cuidado em relação a agressões químicas (produtos como cloro, por exemplo podem danificá-lo).
O acabamento pode ser polido e , nesse caso, aconselhado usar em áreas internas. Em áreas externas recomenda-se utilizar o granilite fulget, onde a textura das partículas fica inteiramente visível tornando-o antiderrapante.
É aquele tipo de acabamento que pode ser revitalizado apenas com um belo polimento.
Separamos algumas inspirações via Pinterest para demonstrar alguns dos novos usos do Granilite.