top of page

Quartos compartilhados - Duas sugestões para inspirar!


Nem sempre ter duas crianças no mesmo quarto é só uma questão de falta de espaço. Muitas vezes os irmãos são muito apegados e querem estar juntos até na hora de dormir. Quando ainda são pequenos isso até ajuda nas noites de pesadelos assombrosos.

Hoje vamos mostrar duas consultorias feitas com muito carinho para irmãos gêmeos que fizeram questão de dividir o espaço, mas sem abrir mão da sua individualidade.

Um casal de gêmeos de 7 anos

Para incrementar ainda mais essa proposta desafiadora de colocar um menino e uma menina no mesmo quarto com espaço bem reduzido, a mãe fez apenas duas solicitações: uma, que eles tivessem mesas de trabalhos separadas para que pudessem se focar no momento das tarefas escolares e a outra: nada de beliche!


Às crianças foi dada a tarefa de escolherem suas cores preferidas. Cada uma, sem pensar duas vezes, nos indicou o rosa e o verde. A partir de então, com essas informações partimos para o trabalho.


O primeiro passo foi definir o layout. Apesar de estarem debaixo do mesmo ambiente, quisemos definir claramente os espaços individuais, por isso as camas foram posicionadas em cantos opostos e junto a elas, suas respectivas escrivaninhas. Em comum, apenas o guarda-roupas, sendo uma porta de correr para cada criança.


Em seguida, passamos para a escolha da composição de cores. Os brinquedos infantis geralmente são produzidos em cores fortes e chamativas. Esse quarto foi pensado para transmitir tranquilidade, e o uso excessivo de cor pode ser estimulante e até promover a irritabilidade.

Por isso, e para esses casos onde filhos de sexos diferentes ocupam o mesmo ambiente, sugerimos trabalhar com fundos mais neutros, nesse caso o cinza das paredes e a madeira. As cores foram trabalhadas nos objetos decorativos como as prateleiras, almofadas e nos brinquedos.


Painéis de madeira revestem as paredes a meia altura, proporcionando a sensação de aconchego que esse material oferece, quebrando a frieza do cinza e já servindo como cabeceira.

As portas envidraçadas diminuem a robustez do armário e aumentam a amplitude do espaço.


Para complementar a iluminação central do quarto, inserimos spots direcionáveis que valorizaram os brinquedos e livros nas prateleiras. Auxiliando no momento das tarefas, para ele projetamos uma luminária de mesa e, para ela um pendente com linhas suaves, bem feminino.


Irmãos gêmeos pré-adolescentes

Nesse outro caso, meninos de 13 anos dormem e estudam juntos. Mesmo estando no mesmo espaço não abriram mão do seu próprio cantinho.

Os meninos expressaram suas predileções por barcos. Assim, criamos um beliche em madeira com acesso por uma escada metálica tipo marinheiro que faz referência ao tema, sem ser caricato ou infantil.


A composição de cores reforça o tema escolhido.


Cada um recebeu sua própria estação de trabalho e gaveteiros como apoio para guardar o material escolar.


Lâmpadas de LED embutidas na estrutura da beliche favorecem a leitura e o estudo.

Lembre-se que, se precisar de ajudar personalizada para decorar o quarto das crianças, pode contar com a gente !

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page