top of page

Iniciando uma reforma


Quando a vida parece meio estagnada e nada de novo acontece, vem em nós uma necessidade de mudar. Algumas pessoas fazem um corte de cabelo diferente, ou mudam a cor, outras mudam tanto os móveis da casa de lugar que eles parecem já ter rodinhas. De fato, é preciso dar uma chacoalhada nessas energias, mas nem sempre apenas mudar as coisas de lugar dão o resultado que esperamos. As vezes é preciso ousar um pouco mais.

Se você está sentindo essa necessidade e quer dar uma repaginada em algum cômodo da sua casa, sem fazer grandes obras, vou te dar algumas orientações importantes para não acabar com aquele arrependimento de saída do cabeleireiro.


Suite de casal - Antes


Suite de casal - Depois

1. Planejamento

Parece meio clichê mas, muita gente começa uma reforma e é tomado pela ansiedade. Já na primeira loja sai comprando móveis que acabam não se encaixando no espaço que tem. Resultado: perdem dinheiro e o bom humor.

Antes de mais nada, você precisa fazer o planejamento financeiro, basicamente saber quanto quer gastar. Essa resposta vai te orientar na definição dos tipos de acabamentos e itens que poderá comprar. Sem ele, você correrá o risco de instalar aquele piso tão sonhado de mármore carrara e não conseguir comprar a mesa de jantar sobre ele.


Sala de estar - Antes


Sala de estar - Depois

2. Layout

Além da questão financeira, é necessário ter em mãos um layout com a definição dos móveis que serão utilizados, suas dimensões e características. É visualizar de antemão a posição correta de cada objeto, de maneira que as circulações sejam sempre fluidas e confortáveis, nada de topar o dedinho na mesinha que ficou grande demais no espaço.

Ele vai mostrar também a questão de proporção desses objetos para que você não tenha a sensação de ambiente vazio nem cheio demais.


Sala de estar e jantar – Antes


Sala de estar e jantar - Depois

3. Acabamentos

É hora de escolher o material de que serão feitos esses objetos, as texturas e cores que o complementam para que tudo ao final fique em perfeita harmonia. Nesse momento, cada detalhe é analisado, desde o tecido da cortina até a capa da almofada e até os pequenos objetos decorativos. Hora de colocar a criatividade a prova e porque não , ousar.


Dormitório menina – Antes


Dormitório menina - Depois

4. Compras

É sem dúvida a parte mais divertida do processo, mas vale salientar que , mesmo para pequenas alterações, tem uma ordem certa para tudo. Antes de comprar aquele tapete lindo que você sonhou, é preciso antes comprar o piso ou fazer a manutenção do existente, se for esse o seu caso.

Vai colocar um forro de gesso? Então considere esse item antes da pintura das paredes. Só então comece a entrar com os móveis.


Sacada gourmet – Antes


Sacada gourmet - Depois

Se você tem dúvidas de como definir um layout e escolher as cores certas, por exemplo, saiba que uma pode ser uma ótima solução para você. Através dela você terá a ajuda de um profissional de arquitetura que lhe auxiliará a desenvolver um layout específico para sua situação e te ajudará na definição de todas as soluções (cores, texturas, mobiliário).

Dependendo da complexidade da mudança, caso envolva demolição e construção , será necessário contratar um projeto de arquitetura com assinatura de um responsável técnico e aprovações nos órgãos competentes.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page