top of page

Espaços mortos


Me diz ai! Quanto vale o metro quadrado da sua casa? Se você nunca se fez essa pergunta e acabou de descobrir a resposta, senta um pouco ... descansa... respira fundo e se acalma.

Agora que você já sabe, vai entender porque devemos aproveitar de forma inteligente e prática cada cantinho do seu lar.

Dependendo do projeto da sua casa, alguns espaços mortos acabam se formando e muitas, mas muitas vezes eles viram o cantinho da bagunça. Sabe aquele lugarzinho onde enchemos de tralhas? Lá mesmo.

Vou te ajudar agora a resolver esses espaços de uma forma mais criativa e útil.

Hall de entrada

Muitas vezes, a porta de entrada abre para um pequeno corredor antes de chegar a sala e acaba criando um espaço pequeno demais para colocar uma poltrona para leitura e grande demais para não fazer nada.

Assim recebemos uma consultoria e resolvemos a questão criando um espaço charmoso para acomodar sapatos, bolsas e casacos com poucos itens e que fizeram total diferença.





Móveis multifuncionais

Outra dica valiosa é dar duas funções diferentes a um mesmo mobiliário.

No caso dessa consultoria abaixo, como o apartamento era bem pequenininho mesmo, criamos para a sala de jantar essa versão mais atualizada do famoso “canto alemão” . Esse tipo de móvel ocupa menos espaço e abre a possibilidade de mais pessoas a mesa do que um modelo tradicional. O pulo do gato aqui é transformar o banco em um grande baú, onde você pode guardar aquele edredon volumoso, roupas de cama ou até o aspirador de pó.




Corredor

Os corredores são os famosos pac-men de espaço. Apartamentos podem chegar a perder uma área quadrada generosa numa planta mal projetada. Por serem estreitos acabam tornando o aproveitamento deles mais limitado ainda.

Se você possui um corredor com mais de 1,00 m de largura poderá pensar em colocar prateleiras estreitas para apoiar objetos decorativos ou quadros, pode criar nichos ou até um armário embutido na alvenaria, dependendo das condições.





Escadas

Aqui está a a campeã de espaços perdidos. Dependendo da forma como foi projetada, a escada pode roubar uma grande área que pode fazer a diferença no seu projeto. Inúmeras são as possibilidades e delas vai depender a altura que se tem abaixo dos degraus.

Caso essa altura seja suficiente para que uma pessoa ande embaixo da escada, a solução mais comum é o do lavabo, mas também podemos considerar ali um pequeno home office ou apenas uma área de leitura. Lembre-se que não basta ter altura para a poltrona e a estante de livros, tem que ser possível uma pessoa levantar-se dessa poltrona sem bater os cornos.

Caso a altura não permita essas soluções, podemos pensar em criar uma marcenaria sob medida e nela inserir uma adega, gavetas, estante para livros, casinha para os bichanos ou um jardim interno e o que mais sua imaginação permitir.








Estrutura

No meio do caminho tinha um pilar, tinha um pilar no meio do caminho. O que fazer quando a estrutura interfere na decoração?

Veja, você pode lutar contra ela ou unir-se a ela. Que tal aproveitar-se de um pilar e criar uma marcenaria ao redor dele , ou embutindo essa estrutura e criar ali um móvel multiuso?

O mesmo vale para aqueles resquícios de pilar que ficam nas quinas das paredes de quartos.




Pé direito alto

Geralmente em casas mais antigas temos esse benefício de um pé direito alto suficiente para explorar os planos verticais.

Seja criando um mezanino, ou utilizando as paredes para instalar prateleiras altas sem que estas interfiram ou atrapalhem as circulações.

Nesses casos, o uso de beliches em quartos torna-se muito mais confortável e libera espaço de piso para outros usos.





Janelas

Em muitos casos o espaço entre piso e peitoril de janelas são muito desprezados.

Para eles, por exemplo, podemos pensar em criar um móvel que poderá servir de banco ou como armazenamento mesmo, ou até mesmo os dois juntos. Olha que prático!



Gostou dessas idéias? Então deixe seu comentário!


222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page