top of page

Erros na hora de decorar


Quando uma nova consultoria chega até nós, muitas vezes é porque o cliente já não aguenta mais conviver naquele espaço que um dia amou de paixão e decorou com tanto carinho.

Não é apenas uma consequência de uma relação desgastada, mas é porque o espaço realmente incomoda e quase sempre o cliente não sabe identificar o porquê. Poderia ser um texto da Casa Claudia, mas não... estamos falando de decoração mesmo!

Alguns elementos simples de ajustar, podem ser os grandes vilões dessa história.

Pá pá pá pá para tudo!!!!!! Antes de continuar, precisamos dizer que não acreditamos em cartilha de decoração! (xi.. olha o bafafá!). Não acreditamos em regras quando se fala no assunto, simplesmente porque não há regras! Tudo pode!!! Desde que, você tenha clara uma intenção e consiga atingí-la através da decoração.

Decepcionado? Não fique, as dicas que te darei aqui serão preciosas!

1. VIVENDO NA SALA DE CINEMA

Já se imaginou fazendo as tarefas do dia a dia, em um lugar escuro? Lavar a louça, passar roupa, estudar? Ruim não é!

Mas esse é um dos principais problemas na decoração. A grande maioria das pessoas utiliza apenas da iluminação central (aquele pontinho de luz no meio do teto da sala) para clarear o espaço. Outras fontes de luz criam efeitos cenográficos dentro do ambiente, proporcionando maior conforto a ele.

Sem falar no tipo de iluminação correta que envolve temperatura de cor da lâmpada, lumens, etc.

Calma! Sem pânico! Para isso existem especialistas em luminotécnica, mas se você só quer criar um ambiente aconchegante, use abajoures (de mesa ou piso), spots direcionáveis, arandelas, etc.



2. CALÇA E CAMISETA BEGE

Que tal esse look para uma balada com amigos? Pelo amor né !

Então me diz porque você pinta todas as paredes da sua casa em tons de “beginho claro”, “areia” ?

Pára de ter medo das cores mulher! As cores não se limitam aquelas primárias que você conheceu no jardim de infância (vermelho, azul, amarelo). Use e abuse dos infinitos tons que existem nos catálogos de cores dos principais fornecedores.

Mas use um pouco da criatividade e faça algum tipo de composição que não deixe o ambiente monótono. Sério gente... isso deprime!



3. O ELEFANTE NA BICICLETINHA

Nesse ponto eu já imagino que vocês devam me achar louca, tudo bem. Mas tenta imaginar essa cena e me diz o que tem de errado nela.

Simples, amiguinhos: proporção!!!

Atrás de sua linda sala de jantar tem uma parede clamando por decoração.

Então a pessoa resolve preencher esse espaço com dois lindos quadrinhos fofos de 20x20cm, assim ... lindo! Um do ladinho do outro.. perdidos na imensidão de alvenaria que os circunda, como uma jangada em alto mar.... ai que poético!

Talvez você não perceba, mas seu cérebro que é danadinho de esperto já captou a mensagem. Você não gosta e nem sabe porque.


Para esses casos, que tal uma composição de quadros de tamanhos diferentes preenchendo esse espaço na dimensão da sua mesa de jantar. Podem ser quadros e prateleiras, quadros e espelhos, ou apenas uma grande e linda tela que você mesma pode pintar... porque não? Já dizia Madonna: Express yourself baby!


E essa regra da proporção vale para tudo: móveis grandes demais , pequenos demais, cortinas curtas ou muito longas e também tapetes.

Os tapetes não servem apenas para aquecer o ambiente e da cor a ele. Eles também limitam e definem espaços quando você tem mais de um ambiente no mesmo local.

É como se fosse o muro entre você e seu vizinho. Aqui é meu , aqui é seu... entende? Então nada de tapetinhos debaixo da mesa de centro.

Um tapete que determine a sala de estar da sala de jantar tem que ter a proporção correta que trará mais harmonia ao espaço.



4. UM LINDO VESTIDO AZUL

Voltamos a moda para exemplificar. Afinal o que há de errado num vestido azul, com um sapato azul, com uma bolsa também azul. Não , não é só a monotonia das cores.

Aqui faltam duas coisas importantes!

A primeira delas é a textura!!! Padrões lisos, mesmo que coloridos, tendem a ser entediantes e sem graça.

Acontece muito com almofadas de sofá.

Sujeito compra lá um sofá bacana e coloca duas almofadinhas lisas em cada canto. Falta muita personalidade aí colega!


Almofadas e mantas sugerem um espaço agradável e confortável. Use em bastante quantidade e mistura texturas e estampas diferentes. Uma dica aqui é escolher dois a três tons de cor para as almofadas e trabalhar essas cores em estampas e texturas diversas. Sem medo. O que vai criar harmonia é repetição dessas cores nas diversas estampas.

Outro aspecto importante, são os acessórios. Coloca um belo maxicolar nesse vestinho sem graça e vê como fica.

Na sua casa, escolha objetos decorativos que tenham a ver com a sua história, quem você é. Isso sim traz personalidade e personalização para esse ambiente.

Curte unicórnicos... se joga!


5. MEU VOTO NO PAREDÃO VAI PARA...

Vai para você que distribui seus móveis ao longo das paredes e deixa uma pista de dança no meio da sala , sem uso e sem graça!

Uma boa distribuição de layout cria dentro de um espaço a possibilidade de outros sub espaços.

Por exemplo: Imagine uma grande sala que será sua sala de estar. De uma parede a outra mais de 5 metros de comprimento. Se o sofá ficar numa parede e a tv na outra. vai precisar de óculos mais potentes para ver a novela, ou então espantar as crianças que usarão esse espaço para brincar bem na sua frente.

Já se o sofá estiver a poucos metros da tv (distância suficiente para ser confortável né), o espaço restante pode servir como área de leitura e convivência com apenas duas poltronas e uma mesinha. Veja esse exemplo de uma consultoria que realizamos.


Esses são os equívocos mais frequentes que vemos por ai. Fique atento a esses itens e de resto amiga... se joga no teu gosto pessoal.

Quer fazer um quarto temático do Harry Potter? Vai lá e faz, mas adeque esses pontos a sua decoração, use texturas, cores, cuidado com a proporção.

Não importa o estilo de decoração que você goste, seja autêntico e feliz!

Isso é o que sua casa tem que proporcionar.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page