top of page

Barzinhos


Quando se fala em bar dentro de casa, tenho certeza que você visualiza o Antonio Fagundes chegando no apartamento de luxo no Leblon, abrindo aquele Wiskão rótulo preto e sentando no sofá cenográfico da novela, acertei?


Ter um bar em casa era, nessa época quando eu via novela, sinônimo de sofisticação e riqueza. Hoje já é bem mais comum, mas não por isso menos prestigiado. Ainda mais em tempos onde existem adegas caseiras, cervejeiras e frigobar a um custo acessível.

Na década de 80, existiam móveis feitos especificamente para servirem de bar. Geralmente um balcão alto de madeira, ao fundo uma estante espelhada, onde na parte superior as taças ficavam penduradas de cabeça para baixo. Quem tem mais de 40 vai entender o que estou falando. Nada mais antiquado para os dias de hoje.


Para começar a pensar no projeto do bar é importante saber que tipo de bebidas você costuma consumir ou oferecer aos amigos. Cada uma delas terá sua própria maneira de armazenagem e necessidades (cervejeiras por exemplo).

A partir dai , é preciso escolher o local onde ele vai ser colocado. Atualmente, os barzinhos são uma ótima opção para aqueles cantinhos mal aproveitados na sala (como exemplo abaixo das escadas) ou complementando a área da varanda gourmet, mas também podem ser a estrela do ambiente. Tudo vai depender do tamanho do seu amor pelos alcóolicos.


Quanto ao mobiliário, existem opções prontas no mercado, como os carrinhos de bebida. Particularmente, acho uma solução ultrapassada, mas se você curte esquece o que eu disse. Aqui não tem radicalismo não.



Basicamente qualquer tipo de móvel pode se transformar em um bar. Essa idéia de dar novos usos a objetos é muito interessante porque pode criar aquela sensação de surpresa, do inesperado! Por exemplo, uma cômoda antiga de quarto .... além de ser uma prática sustentável. Ponto pra você!



Além disso, podem ser usados apenas prateleiras para acomodar uma bandeja com copos e garrafas, nichos com iluminação embutida, aparadores e por aí vai. Depende do tamanho do espaço disponível e do tamanho do bolso disponível.


As garrafas, são por si só, objetos decorativos fantásticos. Faça uso disso escolhendo as mais bonitas para ficarem expostas. Nem todo seu estoque de bebidas precisa ficar aparente. Se você possui um estoque razoável, considere um armário com portas nesse local.


O estilo do seu bar precisa estar em harmonia com o ambiente onde ele está inserido. Numa sala muito clássica, um móvel retrô amarelo fosforescente iria ficar destoante do restante da decoração. Então analise o ambiente como um todo (cores, texturas, estilo, etc)


Não se esqueça de prever pontos elétricos para a instalação de cervejeiras , adegas , cafeteiras e também confira a incidência solar sobre as garrafas e equipamentos eletrônicos, para que não a estraguem. Principalmente no caso de varandas gourmet.


Para quem tem crianças, procure deixar as bebidas ou em alturas maiores ou guarde-as em armários com trancas. Esses pestinhas não dão trégua não. É um minuto de descuido e páh! Vão cantar galinha pintadinha de trás pra frente.

Delicie-se com essas inspirações que separamos para você. Imagens: Pinterest






98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page