Retrô x Vintage


Ué? Não era tudo a mesma coisa?

Não é não.. Falamos que uma peça é Vintage quando ela é original de uma época passada (geralmente entre as décadas de 20 a 60) ou seja, usada e muitas vezes recuperada preservando as características originais daquele momento histórico. São objetos garimpados e costumam ter um preço mais elevado se comparada as peças retrô. Bom motivo para vasculhar a casa da bisavó e ainda ficar dentro das tendências de decoração hein!


Já as peças Retro são releituras de objetos de décadas passadas, são peças novas fabricadas com tecnologias atuais, costumam ser bem mais em conta e são facilmente encontradas em lojas de decoração.


Tanto as peças retrô quanto as vintage não se limitam ao mobiliário, elas podem ser elementos decorativos, equipamentos, luminárias dentre tantos outros.

Na hora de compor um ambiente descolado, procure misturar peças contemporâneas com alguns toques retrô (as cadeiras da sala de jantar, ou objetos decorativos organizados na estante por exemplo). Decorações nesse estilo costumam ser descontraídas e bastante coloridas).

Já, se você prefere um ambiente um pouco mais formal e sofisticado, as peças vintage são uma excelente opção quando mescladas a uma decoração de linhas sóbrias e cores neutras.

Como sempre costumamos dizer, somos contra criar regras, apenas é preciso atentar para onde se quer chegar. Muitos elementos retro ou vintage num mesmo ambiente podem criar um cenário artificial, se esse é seu objetivo ok... caso não seja, foque nos detalhes!

Veja abaixo fotos de ambientes decorados com elementos vintage e retro... arrisca dizer agora, qual é qual? Deixe nos comentários







23 visualizações
botao whatsapp mini
  • Pinterest ícone social
  • WhatsApp Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Conexão Cool ME - CNPJ 28.887.239/0001-44 - R. Nardy Muller da Costa, 185 CS 12 - Curitiba - PR - 81220-060